segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Bem Zen

Dicas para relaxar

Estar em contato com a natureza nos deixa tranquilos e mais positivos. A simples contemplação dela já desencadeia a resposta de relaxamento - num estudo realizado com estudantes que assistiram a filmes com cenas naturais ou urbanas, aqueles que visualizaram as imagens da natureza se recuperaram melhor do estresse.

Quando contemplamos um horizonte vasto ou mergulhamos num mar ondulante, a catarse emocional é enorme. Sair para o ar livre também nos estimula a praticar exercícios, uma maneira garantida de relaxar. O mundo natural nos põe em contato com os pilares do universo: ar e água, fogo e terra. Medicinas tradicionais pregam os benefícios físicos e mentais de entrar em contato com esses elementos no macrocosmo (o mundo) e de visualizá-los no microcosmo (o corpo humano).
Vamos a prática...


Acampe agradavelmente:
Quando acampamos, a natureza se transforma no nosso lar e os dias seguem um padrão natural: acordamos ao amanhecer, conforme a barraca aquece e o canto dos pássaros começa, e a intensa escuridão da noite convida a dormir mais cedo. Assim, os ritmos diários se alinham com os da natureza. Os efeitos positivos desse reflexo - estar atento para a sincronia entre a vida interior e o vasto mundo natural - fazem do acampamento uma terapia para quem tem problemas emocionais. Correr pequenos riscos ao acampar - como escalar rochas ou enfrentar uma tempestade noturna - também parece desenvolver uma autoestima restauradora.


Meditação no topo do morro:
Quando estiver com a mente atribulada, suba um morro. Sente-se no cume e observe a vida passar. Imagine pessoas engajadas em alguma atividade e então amplie o olhar para o céu, as nuvens, o horizonte e as copas das árvores. Pense que suas preocupações são essas pessoas com suas tarefas e veja quão pequenas elas se tornam em meio à paisagem sem limites. Inspire o ar revigorante antes de descer.


Terapia do jardim:
Um estudo da Universidade da Flórida constatou que passear num jardim botânico reduz os níveis de estresse; as pessoas mais estressadas foram as que tiveram maior redução. Isso foi atribuído às paisagens inspiradoras, à tranquilidade, que propicia a reflexão, e aos efeitos restauradores de perambular por um ambiente natural cultivado, que deleita os sentidos e dissipa os medos.

Busque o silêncio:
Um estudo constatou que habitantes de cidades podem passar até 73 dias sem ter mais de cinco minutos de silêncio. Em algumas áreas, ainda é possível ouvir apenas a natureza. Caso você conheça algum desses lugares, planeje uma viagem para um deles, onde é possível contemplar seus efeitos na psique humana e compartilhar experiências de silêncio com outras pessoas.


Um esporte novo:
Reacenda uma paixão da infância, como andar de skate, ou aprenda uma habilidade nova, como escalada. Sentir um pouco de medo enfatiza o poder da natureza: se não a respeitamos, poderemos nos prejudicar. Essa é a uma lição valiosa.


Bibliografia - "1001 Maneiras de Relaxar", de Susannah Marriott, PubliFolha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário