quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ASTROLOGIA

Como apaixonada e eterna apreciadora desta arte milenar, parte das Ciências Herméticas, a nossa amada ASTROLOGIA, devo dizer que em que está ganhando não se mexe.

Assim sendo, relaxem, pois VOCÊS NÃO VÃO MUDAR DE SIGNO! O que venho observando ao longo de meus estudos e do próprio exercício da Astrologia é que, de tempos em tempos, nós que fazemos da Astrologia um instrumento sagrado para análise e possibilidade de ofertar ao próximo uma ferramenta de auto-conhecimento, somos pegos de surpresa pelos novos conhecimentos e descobertas da Astronomia!
Interessante!
Tem sido um procedimento que se estabelece em uma única direção, pois somos sempre alvo de desentendimento do universo astronômico.Tais polêmicas nos levam a debates, exaustivos muitas vezes, como já tive oportunidades de observar em Congressos.
Mas o que é muito interessante é observar como a sociedade, em geral, e nas mais diversas formas de manifestação, sai à frente, em apoio à Astrologia. Mesmo lendo ou não sobre Astrologia, fazendo dela uso prático ou não, lendo Horóscopo do Quiroga ou não, consultando sites para saber com quem namorar ou não, lendo o Horóscopo de Caras ou não, procurando saber sobre que momento agir ou não,"acreditando"ou não,enfim,muitos e muitos, em momento de confronto como este saem em defesa da Astrologia!
Contudo, em uma breve e muito rápida análise Astrológcia, gostaria de reportar-me ao momento constelado de Mercúrio em Capricórnio fazendo uma quadratura com Saturno em Libra. Tal análise nos leva a compreensão de tal polêmica, uma vez que há uma certa tendência ao enfoque tradiconal (colocar os astrólogos na berlinda),diante de uma nova descoberta (?) da comunidade astronômica.Senão vejamos um pouco do desvencilhar de tal polêmica.
Na semana de 14 de janeiro de 2011, mais uma vez os Astrólogos foram colocados em cheque quando astrônomos de Minnesota- USA-, descobriram que os signos mudaram de posição. Consequentemente, haveria necessidade desta distorção ser corrigida, acrescentando-se, assim, um décimo terceiro signo ao Zodíaco. Assim sendo, mais uma vez, os astrônomos mostram total desconhecimento acerca dos princípios que regem a Astrologia, senão vejamos.
A Astrologia Ocidental não se reporta a Constelações.Usamos como base de símbolos a Eclíptica, que é um círculo imaginário que descreve o movimento aparente do Sol ao redor da Terra.
Porém, como nós vivemos na Terra, e é aqui que a vida humana acontece, a Astrologia continua sendo geocêntrica e não heliocêntrica.Assim sendo, a Astrologia parte do ponto de vista da Terra como centro.
O Zodíaco que utilizamos na Astrologia Ocidental é o ZODÍACO DOS SIGNOS (Zodíaco Trópico). Este é a Eclíptica, dividida em 12 segmentos iguais de trinta graus cada um.Tal divisão nos consolida os SIGNOS! Os Signos acabam por "tomar emprestado"o nome das constelações conhecidas e mais próximas.

Assim podemos raciocinar que estamos diante de um Zodíaco virtual o qual não se relaciona em nada ao Zodíaco das Constelações. E então o que fazer com este "nefasto"novo Signo?

PARA A ASTROLOGIA, ABSOLUTAMENTE NADA!!!

Há milênios são utilizados os nossos familiares e tão amados 12 SIGNOS, os quais atendem perfeitamente ao saber astrológico. E devemos ainda ter em mente que NADA É POR ACASO:

12 SIGNOS
12 TRIBOS DE ISRAEL
12 APÓSTOLOS
12 MESES DO ANO,

A Astrologia é uma linguagem humana, a qual se estabelece e se consolida através deuma Base Simbólica. E podemos ir além. Os dois saberes, Astrológico e Astronômico, são antagônicos, em nada se reportam um ao outro. O Saber Astrológico é vertical, acausal e diz respeito à Lei da Correspondência. Já o Saber Astronômico é horizontal, causal, baseado na quantificação de forças. Assim, os dois saberes são resultados de pontos de vista e visões distintas.Para os astrônomos é complexo entender que os Planetas não causam eventos, assimcomo o relógio não cria o Tempo, refletindo-o em símbolos.
A Máxima Hermética que nos assegura afirmando e consolidando o pensamento Astrológico é:
"O que está em cima (no Céu Constelado), é como o que está em baixo( na Terra)."
O astrólogo trabalha com sincronicidade, analogias e correspondências entre fenômenoscelestes e terrestres.Para o pensamento astrológico estabelece-se relação simbólica entre aspectos planetários, em um contexto temporal e de espaço, que se relacionam ao caráter do indivíduo nascido naquele momento. Podemos aqui estender tal raciocínio a outros fatos e dinâmicas existenciais.Por assim dizer, confirma-se que não existem forças ou energias emanadas de Planetas e ou estrelas envolvidas nisso, como insiste a comunidade astronômica.



Fonte: Texto Extraído do Portal ArcoÍris

Nenhum comentário:

Postar um comentário