terça-feira, 3 de maio de 2011

Acupuntura é eficiente contra males do Outono



Quando começa o outono, época em que as temperaturas começam a abaixar e o ar começa a ficar mais seco, abre-se espaço para o aumento das doenças sazonais, aquelas que têm maior frequência em determinadas épocas do ano.
Dentro da MTC, Medicina Tradicional Chinesa, seguindo o princípio dos cinco elementos, no outono a energia contida na terra transforma-se em metal. Também é considerada uma época de armazenamento de energia, além da fase de liberar tudo o que está “gasto” em nosso corpo (como as folhas que caem da árvore nessa época).
As condições climáticas do outono podem ser determinantes para doenças como o resfriado, gripe, bronquite, pneumonia, alergias, rinite e sinusite. Todas essas doenças têm como fator externo de invasão da energia perversa dos ventos: Frio e Calor.
A acupuntura mostra-se eficiente no tratamento e alivio dos sintomas dessas doenças sazonais.


Resfriado
No Vento-Frio é apresentada rejeição ao frio, geralmente sem febre, dores no corpo, tosse moderada, coriza branca e cefaléia. No exame através da língua não é perceptivo as particularidades do início do quadro. Já o tratamento, através da acupuntura, elimina o vento e o frio, restabelecendo a função de dispersão e decida do Qi do pulmão.
O Vento-Calor apresenta condições adversas ao frio como a transpiração, febre, coriza amarela, dores no corpo, tremores, tosse, dor de garganta, inflamação das amígdalas, urina levemente escurecida, sede moderada, com a língua ficando ligeiramente avermelhada.
Através da acupuntura, o tratamento expele o Vento-Calor, restabelecendo a dispersão e a descida do Qi do pulmão.


Gripe
O tratamento com acupuntura é feito através do estímulo do sistema imunológico e tratam os sintomas da gripe , encurtando o período da doença no corpo.
Com a fitoterapia, o tratamento do vento-frio libera a superfície do corpo com ervas que aquecem o corpo e dispersa o vento frio. No vento-calor, a terapia libera a superfície do corpo com ervas que sedam o calor e eliminam o vento.


Bronquite e Asma
Na Medicina Tradicional a bronquite e a asma são doenças que podem ser provocadas por fatores externos, chamados de exógenos ou endógenos.
O tratamento com acupuntura ajuda a retardar a evolução das alergias para que a doença não se torne crônica.


Pneumonia
A pneumonia é caracterizada pela infecção pulmonar, que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e protozoários, podendo causar febre, falta de ar, má disposição, secreção de muco, entre outros.
A Medicina tradicional Chinesa pode auxiliar o tratamento da pneumonia, elevando a resistência ou no fortalecimento do corpo debilitado pela infecção. Além disso, a MTC dispõe de tratamentos que combinam além da acupuntura, dietoterapia, fitoterapia e exercícios.


Rinite e Sinusite
A sinusite é a inflamação dos seios da face. O resfriado ajuda a infeccionar o muco, que passa a ser produzido em maior quantidade.
A rinite é uma doença alérgica muito parecida com a gripe ou o resfriado, afetando o nariz, olhos e o seio da face. Esta doença se caracteriza pela inflamação, aguda ou crônica, da mucosa do nariz.
O auxílio pela acupuntura ajuda a diminuir as dores ou cessá-las. Isto acontece devido ao seu poder de produzir endorfinas logo no início da sessão, dando alívio ao paciente aproximadamente após 15 a 20 minutos do início da acupuntura.


Lembrando sempre que todas essas enfermidades que tem tratamento através da acupuntura podem ser evitadas com alimentação saudável e com absorção de grande quantidade de água durante o dia.


Extraido do site: Acupuntura.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário