domingo, 6 de maio de 2012

Somente por hoje

1-Somente por hoje, serei feliz. Isso pressupõe que o que Abraham Lincoln disse é verdade, isto é, “que muitas pessoas são quase tão felizes quanto o resolvem ser”. A felicidade vem do nosso íntimo; não é uma questão de exterioridade.
2-Somente por hoje, procurarei ajustar-me às coisas como elas são, e não procurarei ajustar aos meus próprios desejos. Aceitarei a minha família, os meus negócios e a minha sorte como se apresentarem, ajustando-me a eles.
3-Somente por hoje, cuidarei do meu corpo. Exercita-lo-ei, tratarei dele, alimenta-lo-ei, não abusarei dele nem o esquecerei, para que ele seja um mecanismo perfeito sob o meu comando.
4-Somente por hoje, procurarei fortalecer o meu espírito. Aprenderei alguma coisa útil. Não serei um vagabundo mental. Lerei alguma coisa que exija esforço, raciocínio e concentração.
5-Somente por hoje, exercitarei a minha alma de três maneiras: prestarei um bom serviço al alguém sem que ninguém saiba. Farei, pelo menos duas coisas que não deseje fazer, como William James sugere, apenas como exercício.
6-Somente por hoje, serei agradável. Apresentar-me-ei o melhor que puder, vestir-me-ei o mais corretamente possível, falarei baixo, agirei cortesmente, serei liberal em minhas apreciações, não farei crítica alguma, não acharei nada errado, nem procurarei orientar ou corrigir ninguém.
7-Somente por hoje, procurarei viver unicamente durante este dia, sem tentar resolver de uma só vez o problema de toda a minha vida. Durante doze horas, posso fazer coisas que me aterrorizariam se tivesse de enfrentá-las durante toda a vida.
8-Somente por hoje, terei um programa. Escreverei o que espero fazer em cada hora. Talvez não o siga exatamente, mas, de qualquer modo, tê-lo-ei. Servirá pra eliminar duas pestes – a pressa e a indecisão.
9-Somente por hoje, reservarei meia hora tranqüila unicamente para mim – e repousarei. Nessa meia hora, pensarei em Deus, de modo a adquirir um pouco mais de perspectiva em minha vida.
10-Somente por hoje, não terei medo – não terei medo principalmente de ser feliz, de gozar o que é belo, de amar, nem de pensar se aqueles que eu amo me amam.

Um comentário: