segunda-feira, 18 de março de 2013

ACUPUNTURA AUXILIA NA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR



acupuntura é uma terapia milenar e vem sendo bastante indicada no complemente de outros tratamentos, um exemplo é na área de nutrição, onde muitos pacientes procuram por tratamentos para perder peso. Porem muitas vezes o tratamento se torna difícil devido ao quadro de ansiedade, estresse, compulsão por comida, irritabilidade, mau funcionamento do intestino, insônia, baixa estima, enfim uma serie de fatores que muitas vezes fazem com que o paciente desista do tratamento. A acupuntura vem com o objetivo de auxiliar a nutricionista, dando suporte para que o paciente elimine fatores que venham atrapalhar o tratamento.
 
Onde a acupuntura pode atua:
 Apetite:

A acupuntura regula "a vontade de comer" do paciente. Não há como controlar a fome, visto que essa é apenas um aviso de que o organismo necessita de energia para se manter. Porém, há pontos de acupuntura em que se faz a regulagem do apetite, que nada mais é que a vontade de comer além daquilo que seu corpo realmente necessita.
- Eliminação:
A constipação é comum em pessoas com excesso de peso. A acupuntura reeduca o sistema intestinal a eliminar as fezes regularmente.

-Compulsão   alimentar:          

A compulsão é ainda mais grave que o apetite voraz, pois o comedor compulsivo não só tem prazer em comer excessivamente, como também se sente culpado ao término de sua refeição. A acupuntura tem um papel importante nestes casos, pois equilibra os excessos.

-Qualidade do sono:

Uma pessoa que dorme mal, desequilibra todo o funcionamento do seu corpo, tornando-se ansiosa, estressada, irritada, mal humorada, gerando um péssimo contato interpessoal. A acupuntura tem um papel de resgatar a qualidade do sono do paciente bem como a sua capacidade de relaxar mesmo em situações adversas.

-Auto-estima:

A visão imaginária que o obeso faz de si não é das melhores. Seus padrões de estética são alterados e muitas vezes até mesmo diferenciados. Quando se olha no espelho, o obeso vê seu peso cerca de 30% a menos do que a realidade oferece. Sabe que está bem acima do seu peso ideal, mas acha que não está tão mal assim. A Acupuntura ajuda o paciente se ver como realmente esta e saber que precisa de ajuda.

-Ansiedade:

Toda pessoa que esta acima do seu peso quer perder em dias o que ganhou em anos. Se não for desta maneira esta pessoa acha que não vai funcionar e que não vale a pena continuar ou iniciar um tratamento. Pessoas obesas vivem ansiosas, dormem mal por terem a mente agitada e comem excessivamente como se a comida fosse acabar a qualquer momento.
 
A acupuntura age nos centros reguladores da ansiedade promovendo a mudança de dentro para fora. Com o tratamento da acupuntura, o paciente se mantém em níveis de ansiedade sob controle, e permite que dessa forma, possa controlar sua alimentação de forma saudável e até mesmo seguir com algum rigor a sua dieta.
É importante este trabalho multiprofissional, pois, obtemos maiores resultados satisfazendo nossos pacientes, reduzindo  o uso de medicamentos, bem como seus efeitos colaterais.

Um comentário:

  1. Assim que eu conseguir um trabalho, eu volto, com força total!!!! Bjus!!! Edilma!!

    ResponderExcluir